Site penalizado pelo Google? 8 passos para você resolver o problema!

Site penalizado pelo Google? 8 passos para você resolver o problema!

Aconteceu o que você mais temia: seu site foi penalizado pelo maior motor de buscas da Internet. Esse é, provavelmente, o medo soberano na indústria digital. Os resultados podem ser devastadores e pode levar muito tempo para se recuperar. Se o seu problema é um site penalizado pelo Google, não deixe de acompanhar as dicas de hoje.

1. Descubra se a penalização foi manual

Você pode checar isso no Google Webmaster Tools. Se você foi penalizado manualmente pela equipe de Webspam do Google, você deverá ver uma notificação em Tráfego de pesquisa > Ações manuais.

Pode ser um problema em todo o seu site ou algo parcial. Se nada estiver aparecendo nessa área, é provável que a penalização esteja relacionada a uma atualização mais ampla do Google – o que é mais fácil de recuperar.

2. Veja se houve alterações nos algoritmos do Google

Um site penalizado pelo Google pode ter sofrido o impacto de uma alteração global nos algoritmos do buscador, o que é muito melhor do que uma penalização manual, já que afeta não somente você, mas outros usuários também, e é mais fácil de identificar e corrigir.

Uma das maneiras mais fáceis de checar as atualizações dos algoritmos do Google é na página Google Algorithm Change History, da Moz. Esteja ciente que pode levar um tempo para que seu site seja impactado pelas atualizações.

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3. Analise o quão grande é seu problema

Ok. Site penalizado pelo Google. É hora de identificar o tamanho do problema.

Mergulhe no Google Analytics ou outra ferramenta similar que você utiliza e compare os picos e quedas em seus acessos orgânicos com os updates mais recentes dos algoritmos. Se houver uma sincronia entre as atualizações e as quedas de acesso, você encontrou o problema.

4. Faça sua lição de casa

As mudanças algorítmicas, muitas vezes, precisam de um pouco de tempo para se instalar antes de sabermos realmente o que está acontecendo, embora os sinais de alerta precoce muitas vezes surjam bem antes de uma implantação global.

De qualquer forma, descubra o que as mudanças significam e onde você pode estar errando. Fazendo isso, você pode se antecipar e evitar penalizações mais sérias.

5. Revise sua estratégia de SEO

Revise não apenas as suas estratégias atuais de SEO, mas também as que você adotou no passado.

Penalidades do Google, muitas vezes, estão ligadas ao que você fez no passado como backlinks de qualidade duvidosa que você comprou ou conteúdo duplicado que você publicou. Na época parecia uma ótima ideia, mas hoje pode estar fazendo você perder algumas posições no ranking.

É essencial que você conheça as boas práticas de SEO. Uma boa ideia é deixar seu conteúdo nas mãos de especialistas como a Pandartt. Atuamos com Marketing de Conteúdo e SEO há mais de 7 anos e usamos as melhores estratégias para melhorar seu posicionamento orgânico sem riscos de penalização. Aproveite para pedir um orçamento gratuito clicando aqui!

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6. Analise seus backlinks

É possível que existam vários sites penalizados pelo Google com backlinks para o seu site e isso, consequentemente, está fazendo você ser penalizado também.

Utilize uma ferramenta de análise de backlinks como o Majestic para identificar os backlinks ruins e dê início ao processo de rejeição de backlinks descrito nesse tópico de ajuda do Google.

7. Analise seu site

Um site penalizado pelo Google que não tem backlinks ruins pode ter problemas internos, o que é relativamente melhor já que tudo está sob seu total controle.

No passado, o SEO on-site, aquele realizado por você dentro da sua própria página, não era tão importante assim, mas hoje o Google leva muito mais em conta a estrutura do seu site, seu conteúdo e, principalmente, fatores relacionados a experiência do usuário.

Considere adicionar textos mais relevantes para o seu mercado, alguns cases de sucesso recentes e, principalmente, um conteúdo educativo no blog. 60% dos consumidores se sentem mais positivos e confiáveis em relação a um negócio depois que encontram um bom conteúdo em seu blog, portanto, o Marketing de Conteúdo é uma das melhores estratégias que você pode adotar não somente para diminuir os estragos causados em um site penalizado pelo Google como também para conseguir mais clientes. Comece agora mesmo!

8. Mexa-se!

Posso assegurar a você que um site penalizado pelo Google não vai ter seus problemas resolvidos magicamente, com um estalar de dedos, da noite para o dia.

Você precisa assumir o controle, criar um plano de ação e fazer tudo o que for necessário para recuperar a saúde do seu site.

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