pandartt-logo-headerpandartt-logo-headerpandartt-logo-headerpandartt-logo-header
  • Por que a Pandartt?
    • Quem somos
    • O que é marketing de conteúdo?
    • Por que fazer?
  • Serviços
  • Blog
  • Contato

Site penalizado pelo Google? 8 passos para resolver o problema

Publicado por Giovanna Cóppola em 18/11/2017 |
Categorias
  • SEO e Tráfego Orgânico
Tags
  • Penalização Google
  • Site Caiu de Posição no Google
  • Site Não Aparece no Google
  • Site Penalizado Pelo Google
Site penalizado pelo Google? 8 passos para você resolver o problema!
Compartilhar
Twittar
Pin
Compartilhar
0 Compart.

Aconteceu o que você mais temia: seu site foi penalizado pelo maior motor de buscas da Internet. Esse é, provavelmente, o medo soberano na indústria digital. Os resultados podem ser devastadores e pode levar muito tempo para se recuperar. Se o seu problema é um site penalizado pelo Google, não deixe de acompanhar as dicas de hoje.

8 passos para resolver o problema de site penalizado pelo Google

1. Descubra se a penalização foi manual

Você pode checar isso no Google Webmaster Tools. Se você foi penalizado manualmente pela equipe de Webspam do Google, você deverá ver uma notificação em Tráfego de pesquisa > Ações manuais.

Pode ser um problema em todo o seu site ou algo parcial. Se nada estiver aparecendo nessa área, é provável que a penalização esteja relacionada a uma atualização mais ampla do Google – o que é mais fácil de recuperar.

2. Veja se houve alterações nos algoritmos do Google

Um site penalizado pelo Google pode ter sofrido o impacto de uma alteração global nos algoritmos do buscador, o que é muito melhor do que uma penalização manual, já que afeta não somente você, mas outros usuários também, e é mais fácil de identificar e corrigir.

Uma das maneiras mais fáceis de checar as atualizações dos algoritmos do Google é na página Google Algorithm Change History, da Moz. Esteja ciente que pode levar um tempo para que seu site seja impactado pelas atualizações.

Leia também:

  • Como melhorar o posicionamento com Autoridade do Domínio

3. Analise o quão grande é seu problema

Ok. Site penalizado pelo Google. É hora de identificar o tamanho do problema.

Mergulhe no Google Analytics ou outra ferramenta similar que você utiliza e compare os picos e quedas em seus acessos orgânicos com os updates mais recentes dos algoritmos. Se houver uma sincronia entre as atualizações e as quedas de acesso, você encontrou o problema.

Site penalizado pelo Google? 8 passos para você resolver o problema!

4. Faça sua lição de casa

As mudanças algorítmicas, muitas vezes, precisam de um pouco de tempo para se instalar antes de sabermos realmente o que está acontecendo, embora os sinais de alerta precoce muitas vezes surjam bem antes de uma implantação global.

De qualquer forma, descubra o que as mudanças significam e onde você pode estar errando. Fazendo isso, você pode se antecipar e evitar penalizações mais sérias.

5. Revise sua estratégia de SEO

Revise não apenas as suas estratégias atuais de SEO, mas também as que você adotou no passado.

Penalidades do Google, muitas vezes, estão ligadas ao que você fez no passado como backlinks de qualidade duvidosa que você comprou ou conteúdo duplicado que você publicou. Na época parecia uma ótima ideia, mas hoje pode estar fazendo você perder algumas posições no ranking.

É essencial que você conheça as boas práticas de SEO. Uma boa ideia é deixar seu conteúdo nas mãos de especialistas como a Pandartt. Atuamos com Marketing de Conteúdo há mais de 7 anos e usamos as melhores estratégias para melhorar seu posicionamento orgânico sem riscos de penalização. Aproveite para pedir um orçamento gratuito clicando aqui!

Leia também:

  • Por que ter um blog? Leia antes que seja tarde demais!

6. Analise seus backlinks

É possível que existam vários sites penalizados pelo Google com backlinks para o seu site e isso, consequentemente, está fazendo você ser penalizado também.

Utilize uma ferramenta de análise de backlinks como o Majestic para identificar os backlinks ruins e dê início ao processo de rejeição de backlinks descrito nesse tópico de ajuda do Google.

7. Analise seu site

Um site penalizado pelo Google que não tem backlinks ruins pode ter problemas internos, o que é relativamente melhor já que tudo está sob seu total controle.

No passado, o SEO on-site, aquele realizado por você dentro da sua própria página, não era tão importante assim, mas hoje o Google leva muito mais em conta a estrutura do seu site, seu conteúdo e, principalmente, fatores relacionados a experiência do usuário.

Considere adicionar textos mais relevantes para o seu mercado, alguns cases de sucesso recentes e, principalmente, um conteúdo educativo no blog. 60% dos consumidores se sentem mais positivos e confiáveis em relação a um negócio depois que encontram um bom conteúdo em seu blog, portanto, o Marketing de Conteúdo é uma das melhores estratégias que você pode adotar não somente para diminuir os estragos causados em um site penalizado pelo Google como também para conseguir mais clientes. Comece agora mesmo!

8. Mexa-se!

Posso assegurar a você que um site penalizado pelo Google não vai ter seus problemas resolvidos magicamente, com um estalar de dedos, da noite para o dia.

Você precisa assumir o controle, criar um plano de ação e fazer tudo o que for necessário para recuperar a saúde do seu site.

Considerações finais

Ao ter um site penalizado pelo Google, você precisa agir o mais rápido possível a fim de reverter a situação. Aproveite nossas dicas e mãos a obra!

Compartilhar
Twittar
Pin
Compartilhar
0 Compart.
Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola é fundadora da Pandartt, agência digital de Marketing de Conteúdo que existe desde 2011. Hoje, contabilizamos mais de 12.000 artigos publicados e 95% dos clientes na primeira página do Google. Levamos a sério a ideia de trabalhar com aquilo que se gosta. Queremos fazer diferente e fazer a diferença. De verdade. Vamos crescer juntos?

Conteúdo relacionado

03/06/2022

O que significa clickbait e por que fugir dessa estratégia?


Ler mais
01/07/2021

Como gerar tráfego orgânico: 10 estratégias de SEO e 9 benefícios


Ler mais
Como gerar tráfego qualificado
07/05/2021

Como gerar tráfego qualificado com 8 ações muito eficazes


Ler mais

Categorias

  • Conteúdo
  • Marketing e Vendas
  • Mercado e Empreendedorismo
  • Recursos e Ferramentas
  • SEO e Tráfego Orgânico
  • HostGator para blogs é uma boa ideia? Vale a pena contratar?
  • HostGator vale a pena? Após mais de 11 anos, temos um veredito!
  • O que significa clickbait e por que fugir dessa estratégia?
  • 7 exemplos de fidelização de clientes para sua empresa (e um bônus)
  • Como gerar tráfego orgânico: 10 estratégias de SEO e 9 benefícios

Pandartt

Somos especialistas em marketing de conteúdo. Amamos o que fazemos. Hoje, contabilizamos mais de 11 mil artigos publicados e 95% dos clientes na primeira página do Google ao longo de mais de 10 anos de empenho, inovação e aprendizado. Vamos crescer juntos?

Blog

  • HostGator para blogs é uma boa ideia? Vale a pena contratar?
  • HostGator vale a pena? Após mais de 11 anos, temos um veredito!
  • O que significa clickbait e por que fugir dessa estratégia?

Contato

Não precisa procurar outra agência de conteúdo.
A Pandartt é a melhor parceira do seu negócio!

Entre em contato hoje mesmo:

● contato@pandartt.com.br
● Mensagem: clique aqui

© Pandartt
CNPJ: 26.981.344/0001-12