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Como melhorar o posicionamento com Autoridade do Domínio

Publicado por Giovanna Cóppola em 03/02/2016 |
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  • SEO e Tráfego Orgânico
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Como melhorar o posicionamento com Autoridade do Domínio
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Se você está começando a se familiarizar com estratégias de SEO para melhorar o posicionamento de seu site ou blog nos motores de busca, já deve ter ouvido falar que é importante “aumentar o PageRank”. Quando você faz isso, você está simplesmente construindo sua Autoridade do Domínio.

O que é essa tal de Autoridade do Domínio?

Autoridade do Domínio (também chamada de Domain Authority ou DA) é uma métrica que foi criada pela empresa MOZ e serve para simular o algoritmo do Google.

A Autoridade do Domínio é um número que vai de 0 a 100 e serve, a grosso modo, para medir a qualidade de seu site ou blog.

Através dessa métrica, é possível saber o quão bem posicionado um site estará em uma busca orgânica do Google. Trata-se, então, de um indicador que analisa o volume de suas visitas, a quantidade de links e outros fatores para demonstrar a relevância e a qualidade de seu domínio.

De um modo geral, pode-se dizer que um DA alto comprova a qualidade de seu site. Nada mais é do que a prova de que ele é bem linkado internamente e externamente.

Quais fatores influenciam na Autoridade do Domínio?

O algoritmo do Google não é capaz de analisar conteúdos ou interpretar informações, então, ele se baseia em estatísticas para decidir se o seu site merece ter um bom posicionamento ou não.

Assim, para construir sua Autoridade do Domínio, ele analisa alguns fatores mensuráveis. Conheça alguns deles:

  • Idade do seu domínio;
  • Quantidade de links que apontam para seu site (chamados de inbound links);
  • Qualidade dos links que apontam para seu site;
  • Diversidade de links.

Como melhorar o posicionamento com Autoridade do Domínio

Como saber qual é a minha Autoridade do Domínio?

Há várias ferramentas que servem para medir a Autoridade do Domínio.

Uma das mais conhecidas é a Open Site Explorer, desenvolvida pela própria MOZ.

Tudo o que você precisa fazer é digitar o seu domínio no campo de busca e aguardar os resultados.

Como aumentar a Autoridade do Domínio?

Tentar manipular qualquer um dos aspectos que interferem na construção de uma boa Autoridade do Domínio pode culminar em técnicas de Black Hat SEO e, com certeza, isso é algo que você não quer para o seu site.

Se você realmente quiser aumentar o DA, a melhor coisa a fazer é investir em marketing de conteúdo e seguir as boas práticas do SEO.

Veja, a seguir, algumas dicas que ajudarão você a aumentar a Autoridade do Domínio.

1. Marketing de Conteúdo

como-melhorar-o-posicionamento-com-autoridade-do-dominio-1

Mais uma vez, estamos falando sobre a importância do marketing de conteúdo. Isso significa, a grosso modo, que você precisa ter um conteúdo excelente e memorável se quiser ser bem posicionado no Google.

Se você tiver um conteúdo excelente e memorável, os inbound links surgirão automaticamente. Quanto melhor for o conteúdo que você produzir, melhor será a qualidade dos blogs ou sites que mencionarão você, afinal, qualidade atrai qualidade.

Leia também:

  • Por que ter um blog? Leia antes que seja tarde demais!

Isso significa que apostar em marketing de conteúdo lhe trará:

  • Uma boa quantidade de inbound links;
  • Inbound links de qualidade;
  • Tráfego qualificado.

2. SEO On Page

como-melhorar-o-posicionamento-com-autoridade-do-dominio-3

O SEO On Page é aquele que está dentro do seu site, ou seja, aquele sobre o qual você tem total controle.

Qualquer vírgula pode ser analisada do ponto de vista do SEO.

Certifique-se de que suas técnicas de SEO On Page estejam aplicadas corretamente e lembre-se sempre dos títulos (h1, h2, h3…), das URLs amigáveis, do atributo alt em imagens, das meta descriptions relevantes e do uso de palavras-chave ao longo dos textos.

3. Links Internos

como-melhorar-o-posicionamento-com-autoridade-do-dominio-2

Muitas pessoas dão pouca importância para os links internos, mas eles são de extrema relevância para ajudar a construir sua Autoridade do Domínio, perdendo apenas para os inbound links de qualidade que você possa receber.

Ao criar links internos, você distribui a autoridade dos outros links de seu site (Page Authority) e, consequentemente, melhora a autoridade da página em questão.

Em um próximo post, vamos falar melhor sobre a Autoridade da Página, ou seja, a Page Authority – PA.

4. Inbound Links

como-melhorar-o-posicionamento-com-autoridade-do-dominio-4

Já falamos da importância do marketing de conteúdo e como ele ajuda na obtenção de inbound links. A obtenção de inbound links sempre foi e continua sendo um fator de extrema importância para uma boa estratégia de SEO.

Antes, era muito fácil conseguir inbound links, bastava se cadastrar em dezenas de diretórios ou deixar comentários em blogs relevantes, mas hoje vale muito mais a pena investir em um bom conteúdo.

Leia também:

  • Ganhar dinheiro com blog: 8 segredos que não te contam!

Considerações finais

Assim como um bom vinho, a Autoridade do Domínio melhora com o tempo. É preciso paciência e determinação para construir uma boa autoridade.

Não se esqueça: investir em marketing de conteúdo é a melhor estratégia que você pode adotar para construir sua Autoridade.

Se você não tem ideia de como fazer isso sozinho, pode preencher o formulário de contato da Pandartt (é rapidinho e gratuito!) e pedir ajuda. Somos especialistas em marketing de conteúdo e podemos ajudá-lo a aumentar seu DA.

Se você tem dúvidas ou conhece outras estratégias para aumentar a Autoridade do Domínio, deixe um comentário abaixo.

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Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola é fundadora da Pandartt, agência digital de Marketing de Conteúdo que existe desde 2011. Hoje, contabilizamos mais de 12.000 artigos publicados e 95% dos clientes na primeira página do Google. Levamos a sério a ideia de trabalhar com aquilo que se gosta. Queremos fazer diferente e fazer a diferença. De verdade. Vamos crescer juntos?

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