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15 motivos para criar um blog hoje mesmo (não ignore o #3!)

Publicado por Giovanna Cóppola em 03/07/2019 |
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Os blogs, principalmente quando combinados com boas estratégias nas redes sociais, são uma forma extremamente poderosa de promover seu negócio ou serviço online. Ainda há um grande número de empresários que hesitam em dar o primeiro passo, mas aqueles que adiam a ideia de criar um blog estão perdendo grandes oportunidades.

Há uma série de razões pelas quais os proprietários de pequenas empresas ou empreendedores individuais não possuem um blog:

  • Falta de tempo;
  • Falta de recursos;
  • É preciso dedicação e compromisso;
  • Pode parecer difícil apresentar ideias de forma consistente;
  • Pode parecer desafiador manter consistência;
  • Eles simplesmente não sabem como fazer um blog.

Entretanto, começar um blog de negócios não precisa ser uma experiência intimidadora ou avassaladora. Depois dos primeiros passos, os benefícios farão o esforço valer a pena.

Reunimos, nesse artigo, 15 motivos pelos quais você deve criar um blog o mais cedo possível.

15 motivos pelos quais sua empresa ou negócio deve criar um blog

1. Alcance potenciais clientes

Blogs de negócios geralmente não envolvem a promoção direta de seus produtos ou serviços, mas isso não significa que não seja uma atividade de marketing. Nos blogs, a ideia é trabalhar com o Marketing de Conteúdo, ou seja, alcançar potenciais clientes por meio do oferecimento de informações valiosas para eles.

Ao discutir o setor em que você trabalha, os serviços/produtos que você possui e os desafios individuais de seu público-alvo, você se torna visível para potenciais clientes que podem precisar exatamente do que você tem a oferecer. Assim, eles podem considerar comprar seu produto ou contratar seus serviços.

2. Aumente o tráfego para o seu site

Ao decidir criar um blog, a ideia é que você já tenha um site no qual apresenta seus produtos ou serviços.

Publicar conteúdo em seu blog permite atrair tráfego orgânico para seu site. O tráfego orgânico é aquele pelo qual você não precisa pagar. De modo resumido, então, você só precisa contratar uma agência especializada em Marketing de Conteúdo para produzir os seus artigos e, então, seus potenciais clientes encontrarão sua marca quando fizerem pesquisas em buscadores como o Google.

Para que seu blog comece a ganhar relevância e, sua marca, consequentemente, possa ser vista como autoridade no segmento, algum tempo é necessário. Quanto mais cedo você começar, mais cedo virão os resultados.

3. Estabeleça seu negócio como um especialista no setor em que atua

Quando você decide criar um blog, parte de sua estratégia deve ser a observação de novas tendências do setor, sobre as quais você deverá fornecer sua perspectiva.

Citar as opiniões de outras pessoas é importante. Assim, você passa ao leitor a certeza de que está interessado e comprometido em trabalhar para o crescimento da área na qual atua.

Quanto mais atualizado você estiver, quanto mais puder dividir soluções com seu público-alvo, quanto mais se comprometer em aprender e ensinar, mais os seus leitores serão impactados com o seu conteúdo.

4. Eduque compradores

Um blog é, essencialmente, uma plataforma de publicação para o seu negócio. Ele permite que você dialogue diretamente com seu público-alvo, instruindo-o sobre o que você faz.

Educar é muito mais poderoso, confiável e relevante para os visitantes do que a venda direta. Empresas que têm um blog em sua estratégia de marketing obtêm até 67% mais leads do que aquelas que não o fazem.

Educar significa pensar sobre a situação do seu comprador e poder antecipar as perguntas que ele pode ter. Isso também significa que você entende quem ele é, o que é muito valioso.

Assim, quando você estiver se perguntando como criar um blog, lembre-se que essa deve ser uma de suas maiores preocupações.

5. Direcione seu público-alvo para webinars

Webinars, conferências online em vídeo, são cada vez mais utilizados para geração e qualificação de leads.

Usar o conteúdo do seu blog para direcionar seu público-alvo a um webinar gratuito é uma ótima forma de impulsionar seus negócios. Você pode:

  • Aumentar sua lista de e-mails;
  • Melhorar a consciência da marca;
  • Alcançar um novo público;
  • Conectar-se com tomadores de decisões;
  • Aumentar vendas.

Esse direcionamento pode ser feito através de um link ou banner dentro do artigo.

Imagine que um potencial cliente chega até seu blog por meio da busca orgânica do Google e, lá, encontra um link para um webinar. É uma forma de incentivá-lo a conhecer melhor suas soluções, aumentando suas taxas de conversão.

6. Use as publicações do blog para se comunicar com seus clientes por e-mail

Enviar informativos semanais ou mensais por e-mail para seu público-alvo é uma ótima forma de mantê-lo mais próximo de sua marca. Além disso, você também aquece sua lista de contatos de modo a facilitar uma abordagem de venda mais direta no futuro.

Conteúdo de blog é perfeito para informativos, pois é útil e relevante para as necessidades do cliente.

7. As publicações do blog são um fantástico conteúdo para redes sociais

Se você está com dificuldades para encontrar ideias para o conteúdo de suas redes sociais, certamente as publicações do blog são uma ótima maneira de atrair mais pessoas interessadas em sua empresa.

Dentro desse contexto, portanto, podemos pensar em algo ainda melhor. Considere utilizar alguns pontos estratégicos de um artigo, por exemplo, para transformar em uma publicação nas redes sociais, convidando o leitor a saber mais sobre o assunto e compartilhando um link para o post completo.

8. Responda perguntas frequentes sobre suas soluções

Outra grande vantagem de criar um blog é que você pode utilizá-lo para ajudar seu público-alvo.

Quais são as perguntas mais frequentes de seus clientes e potenciais clientes?

Você pode ter uma área em seu site para responder essas questões. Porém, utilizar o conteúdo do blog para atuar em dúvidas mais específicas, sempre com um texto otimizado para os mecanismos de busca, fornece ao público-alvo uma nova maneira de se sentir confortável com a compra.

9. Promova ofertas especiais

Muitas pessoas pensam que os blogs não devem promover nada. Há algum tempo, esse era o consenso. No entanto, hoje em dia, essa é uma estratégia legítima – não se preocupe, você não será visto com maus olhos se não exagerar.

No entanto, tenha em mente que educar e fornecer conteúdo transformador para o seu público-alvo ainda deve ser a principal estratégia de um blog. Ofertas especiais e vendas diretas, como dissemos, são permitidas, mas devem ser realizadas em menor quantidade.

10. Aproveite o espaço para destacar aqueles que fazem o seu negócio acontecer

A satisfação dos funcionários é essencial para um negócio de sucesso. Colaboradores felizes oferecem um ótimo serviço a seus clientes. Se você quer saber como fazer um blog trabalhar a seu favor, essa é uma ótima forma.

Você pode, por exemplo, compartilhar um case de sucesso em uma publicação no blog e mostrar como determinado funcionário ou equipe foi fundamental para o projeto.

Ao observar que você valoriza seus colaboradores, o público-alvo se vê valorizado também.

11. Anuncie o lançamento de novos produtos ou serviços

Os leitores regulares do seu blog gostarão de ouvir sobre novas soluções. Ao mesmo tempo, os leitores novos poderão chegar à publicação por meio da busca orgânica, criando um elo entre sua marca e um potencial cliente.

Escreva sobre os detalhes de seu novo produto ou serviço e mostre como isso proporcionará um impacto positivo nos negócios de seus clientes.

12. Desenvolva uma comunidade em torno da sua marca

A publicidade tem seu lugar na promoção de negócios, mas, hoje, as pessoas também estão buscando uma conexão mais profunda com as marcas. Isso acontece facilmente com o Marketing de Conteúdo.

Os consumidores estão muito mais interessados na experiência que terão do que nos produtos ou serviços reais.

Desenvolver uma comunidade de fãs assíduos e destacá-los de alguma forma em suas publicações no blog fortalece ainda mais esse vínculo. Com o tempo, seus leitores se tornam propagadores voluntários da sua marca, o que é excelente.

13. Criar um blog incentiva os inbound links

Inbound links são links para o seu site. Se você tem uma empresa sobre gestão empresarial, por exemplo, e faz um artigo em seu blog falando sobre cadeia de suprimentos, o blog de uma empresa de administração pode criar um link para a sua postagem no blog. Isso é um inbound link.

Empresas que têm um blog recebem 97% mais inbound links do que aquelas que não têm. Essa é uma estratégia impressionante e que você não pode simplesmente ignorar.

Inbound links são a alma de qualquer site. São como uma espécie de moeda na internet. Backlinks de alta qualidade, de uma boa variedade de sites, fornecem ao seu site uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa.

Quanto mais informações úteis você oferecer, maiores serão as chances de obter inbound links.

14. Criar um blog une todas as suas estratégias digitais

Estratégia digital é um termo que basicamente significa vincular suas operações offline e online em uma experiência de compra sem atrito para o cliente.

Um blog de negócios representa e ilustra todos esses pontos de contato em que os clientes podem aprender mais e, eventualmente, comprar. Quando aproveitado corretamente, o blog pode ser o catalisador para converter visitantes em clientes.

15. Crie conexões valiosas de pessoa para pessoa

Um blog de negócios não precisa falar somente sobre negócios o tempo todo. Você pode evitar que o blog se torne monótono ao injetar um pouco de sua personalidade e, ocasionalmente, usando um pouco de humor.

Essa estratégia não somente traz um pouco de individualidade ao seu blog, como também pode torná-lo mais acessível e inteligível aos seus leitores.

É claro que você não vai falar sobre o circo que chegou à sua cidade em seu blog sobre contabilidade, por exemplo. Entretanto, você sempre pode utilizar o espaço para mostrar aos seus leitores que existem pessoas por trás de sua marca. É essa essência que deve transparecer.

Passo a passo resumido de como criar um blog

Criar um blog é uma estratégia extremamente importante para fornecer materiais significativos e discussões aprofundadas sobre o seu segmento.

Esses 15 motivos para criar um blog são apenas alguns dos benefícios que você pode obter. Embora a criação de um blog de negócios bem-sucedido leve tempo, dedicação e paciência, uma vez que você começa, você está no caminho certo para perceber estas e muitas outras vantagens.

Pronto para saber como criar um blog? Vamos abordar o passo a passo de forma sucinta para que você possa ter uma ideia de como funcionam as principais etapas.

Passo 1: escolha a plataforma

Há uma série de plataformas que você pode utilizar. Como fazer um blog é algo importante para a sua empresa, essa decisão precisa ser bem pensada, considerando vários fatores.

Hoje em dia, a plataforma mais utilizada para blogs e sites é o WordPress. Se você já tem um site em WordPress, é recomendável que seu blog seja feito na mesma plataforma.

O WordPress é altamente customizável e totalmente amigável quando o assunto é SEO. Além disso, possui uma infinidade de plugins que podem deixar seu blog exatamente como você imagina.

Outras opções incluem Wix, Joomla, Tumblr, Jimdo, Blogger, Gator, Medium e Ghost.

Passo 2: capriche no design

O visual do seu blog também é importante. Ele deve dialogar com o seu público-alvo ao mesmo tempo em que transmite a mensagem da sua marca. Além disso, é importante que seja fácil de navegar e, principalmente, responsivo, para que possa ser acessado de todos os dispositivos sem complicações.

Se você optar pelo WordPress como plataforma – o que, com certeza, é a melhor opção para quem busca um blog profissional –, um dos melhores temas que poderá escolher é o Épico.

Desenvolvido para aumentar a conversão do seu blog, é realmente fácil de utilizar. Também tem um layout muito bonito e sóbrio, facilita a navegação do usuário, é altamente personalizável e, claro, responsivo.

Passo 3: estabeleça um plano de conteúdo

Profissionais de Marketing de Conteúdo devem ficar responsáveis por essa etapa. Eles farão um planejamento de acordo com o seu segmento, analisando seu público-alvo e seus principais concorrentes. Então, depois disso, traçarão uma estratégia precisa para alcançar o melhor resultado no menor tempo possível.

Passo 4: prepare conteúdo incrível

Assim como a etapa anterior, essa também é de responsabilidade dos profissionais de conteúdo. É aqui que a produção de conteúdo, efetivamente, acontece.

Considerações finais

Não há dúvidas de que um blog é essencial para a estratégia de qualquer empresa, marca ou negócio, seja qual for seu segmento ou porte. Enquanto você alimentar seu blog com conteúdo de qualidade, que seja importante para seu público-alvo, você estará na mente dessas pessoas. Quando surgir o momento da decisão de compra, é de você que elas se lembrarão.

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Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola
Giovanna Cóppola é fundadora da Pandartt, agência digital de Marketing de Conteúdo que existe desde 2011. Hoje, contabilizamos mais de 12.000 artigos publicados e 95% dos clientes na primeira página do Google. Levamos a sério a ideia de trabalhar com aquilo que se gosta. Queremos fazer diferente e fazer a diferença. De verdade. Vamos crescer juntos?

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